quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ginástica modesta



vida

Já há algum tempo que algumas leitoras me perguntam sobre roupa modesta para fazer exercícios físicos, então resolvi fazer uma postagem sobre o assunto.


Não é fácil encontrar roupa modesta, muito menos apropriada para exercícios físicos. Mas não é impossível se vestir com recato na hora de fazer sua ginástica, caminhada ou corrida.


Sim, você pode usar saia para exercitar-se. Basta saber qual saia usar. Veja aquela que ajuda a se movimentar bem, que não voe facilmente, nem que grude toda no corpo. Pode ser de malha, por exemplo.


Mas e o comprimento da saia? Bom, o ideal, a meu ver, é que ela chegue abaixo do joelho (um palmo abaixo do joelho é uma boa medida). Mas há mulheres que usam até mesmo saias longas em ocasiões esportivas (aliás, era assim que nossas antepassadas esquiavam! Veja aqui uma foto extraída de um artigo muito bom que traduzi), mas acredito que seja possível usar uma saia midi ou mimolet (longuete) para o exercício físico, sem problemas.


E a movimentação? Sim, porque ao se exercitar a saia pode subir ou abrir e revelar o que não queremos. Há mulheres que usam shorts por baixo da saia (isso acontecia muito na minha infância e adolescência, pois as meninas não queriam que ao se movimentar sua roupa íntima aparecesse, então usávamos shorts por baixo da saia), e há aquelas que usam bermudas legging, que eu acho melhor, principalmente quando elas aparecem por baixo da saia. E por que eu acho melhor assim? Por causa do efeito psicológico: quando se vê que as pernas já estão cobertas, ou seja, quando se sabe que não é possível ver a roupa íntima, há menos chance de olhadelas indiscretas (coisa que acontece em academias e também quando fazemos alguns exercícios em público). E creio que visualmente também pode ser melhor, porque já passa a ideia de roupa para ginástica, podendo assim usar aqueles tênis especiais, um tanto maiores, não precisando correr atrás de tênis mais delicadinhos que nem sempre atendem às expectativas de quem se exercita.


Veja abaixo imagens de saia com legging por baixo:






As imagens acima servem para mostrar como fica bom usar uma legging por baixo  da saia de forma que apareça, evitando certas indiscrições e olhares insistentes. Claro que aqui estou tratando da legging super justa, daquela que mais parece uma meia grossa, e não daquela folgada que parece uma calça.


Veja aqui alguns sets montados por uma mulher que se exercita usando saia:



Repare no tênis, que não é daqueles enormes, mas também não é daqueles que machucam o pé, pelo menos parece que não.


O engraçado, para não dizer triste, foi que ao fazer uma busca na rede usando o termo “saia para ginástica” eu descobri que as mulheres mesmo aqui no Brasil usam sim saias para isso, mas são as microssaias! São minúsculas, pessoal.


Então eu penso cá com meus botões: se alguma de nós usa uma saia decente para se exercitar, o povo pode olhar com jeito estranho, achando que somos esquisitas, não é? Mas e essas mulheres que usam microssaias nas academias? Elas podem usar saia contanto que sejam bem curtas, é isso?. Pois é, meninas, então se alguma de vocês ainda fica sem jeito de ter que usar saia para se exercitar, pense que estranho é mostrar o corpo como se fosse carne no açougue, como fazem essas mulheres em suas minis e microssaias.


E a parte de cima? Bom, as camisetas servem bem para isso. Pode sempre ser usado um top adequado para aguentar a intensidade dos exercícios e uma camiseta por cima. No frio pode-se usar um abrigo por cima da camiseta. Ah sim, mangas sempre! Se forem até o cotovelo, melhor ainda. mas que ao menos fechem ao redor do braço para não revelar o interior da roupa na hora de movimentar-se.


O melhor é que a camiseta não fique muito justa, portanto nesses casos a camiseta mais folgada pode ficar bem. Tudo bem, não precisa pegar a camiseta tamanho GGGGG do seu marido, mas também não use nada colado, evidenciando o busto, senão não fica modesto.


Vejamos algumas imagens de mulheres fazendo exercícios e em momentos esportivos, todas vestidas de maneira modesta:











O que as imagens acima mostram é que seja na academia, seja na rua, seja na neve, é possível estar modesta ao se exercitar.


Espero que tenha ajudado.

10 comentários:

  1. Muito legal seu post, Andrea! Também já me perguntaram sobre isso algumas vezes. Eu caminho de saias, e dá super certo, e olha que caminho com saias que uso no dia-a-dia! Eu prefiro sempre as longas ou as com pouca roda, é mais seguro. Também já fiz exercício físico de saia e posso dizer que dá certo sim. :)

    ResponderExcluir
  2. :)
    Obrigada pelo comentário, Melissa! É bom que apareçam pessoas que vivem isso, ou que tenham passado pela situação, para que possam dar seu testemunho e encorajar outras mulheres, ou também dar sugestões de como fazer exercícios de forma modesta.

    ResponderExcluir
  3. Caminhar somente de saia realmente é possível. Mas fazer alguns movimentos, principalmente exercícios de glúteos, agachamento, leg press em academia é preciso usar uma legging por baixo da saia, senão mostra-se tudo, então melhor usar algo parecido com o que você postou. Ah, Andréa, essas saias que usam em academias chama-se tapa-bumbum e só serve para esconder o glúteo..rss !! Ou seja, não serve pra nada !!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário, Agatha!

    Sim, que saias são essas, hein? Só para (mal) tapar o bumbum. Aff! Realmente, na realidade não serve para nada.

    ResponderExcluir
  5. Já estamos vivendo um forte calor, nosso Brasil é um lugar de muito, muito calor. E agora? Precisamos de roupas bem fresquinhas e modestas. Você vai nos ajudar?
    Espero sempre pelo seu bom gosto e modéstia para compor meu guarda roupa.
    Estamos aguardando, e que venha o verão!

    ResponderExcluir
  6. Luzia, espero ajudar sempre! ;)

    Busque sempre tecidos de fibras naturais como o algodão, o linho, são mais fresquinhos. Roupas de viscose também são leves.

    Vou sempre tentar passar dicas e visuais bonitos para os dias quentes, fique de olho! Enquanto isso busque na Tag "primavera-verão" para ver o que já postei sobre o assunto, ok?

    E que venha o verão!

    ResponderExcluir
  7. Muito boas essas dicas, admito opto por me exercitar só com mulheres (minha academia é totalmente feminina, e faço ballet entre mulheres e meninas apenas).

    Mesmo que se deva estar tb modesta entre as mulheres, para dar exemplo, acabo optando por me trocar apenas la dentro, e na hora de sair, coloco as "roupas de rua" de novo, acabo usando roupas de ginástica/balllet normais, que são mais fáceis de encontrar e usar.

    Outro ponto que acho importante em se exercitar em ambientes femininos é que mesmo com a roupa modesta alguns exercícios podem ter posições bem "indecentes", principalmente na academia de ginástica, com a musculação...

    Acho que só o fato de vc não estar a vista de homens já é muito tranquilizador e protege de cair em pecado (ao fazer outros caírem, principalmente), da para relaxar e malhar despreocupada.

    ResponderExcluir
  8. Verdade, Cynthia, é melhor estar entre mulheres para se exercitar e deixar a roupa de exercício fora das vistas do público na rua nesse caso.

    Obrigada pelo comentário, é importante saber dessas coisinhas todas do cotidiano quando precisamos lidar com o tema da modéstia ;)

    ResponderExcluir
  9. Normalmente, hoje em dia as mulheres comuns querem "mostrar o resultado" pois acham que é um jeito legal de aumentar a auto-estima e serem práticas, por isso que só usam leggings =P

    ResponderExcluir
  10. Verdade, Nath. Já ouvi isso até da minha mãe..ai ai ai!

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.